Saúde mental e trabalho

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Recentemente, foi divulgado amplamente nas redes sociais um artigo de uma funcionária que pediu aos colegas e ao chefe uma licença no trabalho para cuidar da saúde mental e o mesmo a acolheu e compreendeu, incentivando os outros funcionários a fazerem o mesmo.

Fiquei refletindo como ela deve ser uma boa funcionaria e comprometida com o trabalho (por ter sido tão acolhida e compreendida pelo chefe), e também ter um bom grau de autoconhecimento e inteligência emocional, para ter a percepção de que precisava deste tempo.

Ficou claro também a postura do gestor de saber como liderar uma equipe e tirar o melhor que os funcionários podem dar. As empresas do futuro têm que ter esta visão e investirem em saúde e qualidade de vida dos funcionários.

Quando refletimos na seguinte pergunta: O que o trabalho representa para você? Várias respostas podem vir em nossa mente: meio de sobrevivência, realização pessoal, contribuir de alguma forma com o planeta, relacionamentos pessoais, e por que não autoconhecimento, pois a medida que vamos nos aperfeiçoando e realizando, descobrimos do que somos capazes, e deixamos um legado na nossa história.

O problema é quando o trabalho se torna a fonte de adoecimento e até mesmo algo que nos afasta de nossa dignidade como pessoa, seja por relações pessoais adoecedoras (e tem muita gente por ai tomando atitudes perversas com seus colegas, ainda que de forma inconsciente), e também pelo sistema capitalista, que é altamente competitivo e que visa somente lucro e produtividade. Mas será que este sistema está com os dias contados? O preço que estamos pagando compensa?

Cabe a nós colocarmos nosso limite, reconhecermos o que nos faz bem e como compensar o stress do dia a dia para preservar a saúde, e desenvolver sabedoria e resiliência diante das adversidades e desafios.

Um dos pilares da medicina do estilo de vida (lifestylemedicine): Desestressar… e você, como anda seu estilo de vida em relação ao trabalho e ao stress gerado por ele?

Gianna Guiotti Testa
Medica Psiquiatra (responsável técnica da Clínica OPY)
CRM DF- 15231

error:
Rolar para cima