psiquiatria da infância e adolescência

PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OUTRAS SINDROMES
PROGRAMA OPY NA ESCOLA

O que é a Psiquiatria da
Infância e Adolescência?

Também chamada de Psiquiatria do Desenvolvimento, é a especialidade da medicina responsável por diagnosticar e tratar os problemas relacionados ao desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

O Psiquiatra da Infância e Adolescência

atua em equipe e coordena cuidados de acordo com a necessidade em cada etapa do desenvolvimento. Os problemas mais comuns existentes nesta faixa etária são: Dificuldades de aprendizagem, alterações de comportamento e relacionamentos, uso nocivo de mídias digitais, transtornos de ansiedade e depressão.

Podem ser decorrentes de fatores genéticos ou situações vivenciadas na vida escolar, social e familiar que podem desencadear estes quadros: Bullying ou Cyberbullying, dificuldades escolares, perdas e lutos, separações conjugais, dentre outras.

Também é fundamental reconhecer precocemente os sinais e sintomas dos chamados Transtornos do Neurodesenvolvimento, sendo os mais comuns o Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O diagnostico e intervenção precoces melhoram a adaptação e autonomia destas crianças.

Estudos mostram que adultos que metade dos adultos portadores de algum tipo de transtorno mental apresentavam sintomas antes dos 14 anos!

Indicar uma intervenção profissional adequada diante de possíveis dificuldades de adaptação ou transtornos existentes, é decisivo no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo, podendo evitar diversos prejuízos ao longo da vida..

Espaço EXCLUSIVO
error:
Rolar para cima