A clínica Opysaude realiza a coleta do material (saliva) de amostra genética e envia para análise através de parceria com a Gntech.
Este é um recurso da chamada “medicina personalizada”, que implica em conhecer características genéticas que influenciam a maneira pela qual cada pessoa reage aos medicamentos.
O teste farmacogenético é um procedimento que ajuda a identificar qual seria o tratamento medicamentoso mais adequado para cada paciente, de acordo com as características genéticas e especificidades do indivíduo. O resultado prevê, entre outras coisas, se o medicamento prescrito pode causar reações adversas, além da dosagem mais adequada.
O teste da composição genética de uma pessoa para ver como seu corpo processa diferentes medicações, nos permite aprender com que eficácia e rapidez o corpo de uma pessoa pode processar certos medicamentos, e assim auxiliar na escolha do fármaco. Um médico leva muitos fatores em consideração para encontrar uma medicação mais segura e eficaz, e a análise farmacogenética é uma ferramenta muito importante nesta decisão.
História familiar, refratariedade terapêutica, efeitos adversos significativos, condições clinicas que impeçam o tratamento convencional, são exemplos de indicação para a realização do teste.
Para obter o DNA para o teste, a amostra de saliva da bochecha do paciente é esfregada e enviada para o laboratório.
A atualização científica constante è o foco dos nossos tratamentos!