Dra. Gianna Testa

psiquiatra e fundadora da clínica
opy saúde

História

Idealizada pela Dra. Gianna, a clínica nasceu com a proposta de atuar na promoção de saúde mental e emocional em todas as etapas da vida, através de trabalho em equipe e parcerias que contribuam para melhorar a saúde, o desenvolvimento, as relações e autonomia das pessoas.

Origem do nome

Os povos indígenas da etnia Guarani Mbya têm, entre outras tradições, o hábito de construírem juntos, ao redor de suas casas, uma casa de pau a pique com paredes de barro e o teto de palha, denominada por eles de Opy.

Um modelo de enfrentamento da doença que mostra que o tratamento e a cura podem estar nos próprios recursos de cada comunidade e família.

Fazendo uma reflexão, podemos dizer que cada pessoa tem dentro de si a sua própria “Opy” e que a cura, essencialmente, está ligada a esse processo de olhar para dentro.

Cabe a nós, profissionais, auxiliar nessa jornada de autoconhecimento, enfrentamento, superações e conquistas, que fazem parte de todas as pessoas e de todas as famílias.

Carreira

Atuação profissional

No início da prática profissional trabalhou como médica de família em comunidades tradicionais no litoral de São Paulo (indígenas, quilombolas, caiçaras), levando em consideração os aspectos genéticos, culturais e o estilo de vida como determinantes da saúde ou da doença.
Essa visão integrativa e sistêmica da medicina persiste na prática clínica atual no consultório e em palestras e atividades de promoção de saúde.

Educação

  • Médica de Família, titulada pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade;
  • Médica Psiquiatra, titulada pela Associação Brasileira de Psiquiatria-RQE-13093; associada ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo-IPQ-HC-USP;
  • Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro;
  • Especialista em Psiquiatria Forense pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo – HC-IPQ-USP;
  • Membro da Diretoria de Perícias Médicas do Governo do Distrito Federal desde 2016;
  • Membro da rede “Esse Mundo Digital”: Educação, Saúde e Segurança na internet (www.essemundodigital.com.br).
error:
Rolar para cima