psiquiatria

Palavra grega que significa
“A ARTE DE CURAR A ALMA”

Uma das medicinas mais complexas, é responsável pela saúde mental do ser humano. Lida com a prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação de sintomas emocionais em geral. Alterações de comportamentos, pensamentos e emoções que causem prejuízo e sofrimento são o foco deste ramo da medicina.

entenda

A complexidade das personalidades e temperamentos das pessoas,

frutos da herança genética e das vivencias ao longo da vida, muitas vezes ocasionam conflitos e dificuldades de adaptações. Apesar de nem sempre patológicos, cabe ao médico psiquiatra avaliar se os sintomas apresentados caracterizam ou não um transtorno mental e indicar o melhor tratamento.

O estigma ao redor da doença pode ser explicado pela história desta especialidade: Muitas pessoas eram chamadas de doentes mentais e até mesmo internadas devido à interesses políticos, econômicos e sociais envolvidos. Porem a evolução da ciência, os exames complementares e o desenvolvimento de tratamentos com menores efeitos colaterais e mais eficazes, facilitou a adesão dos pacientes portadores de transtornos mentais.

É muito comum uma pessoa desenvolver um transtorno mental em algum momento da vida, consequentes de alguma vivencia traumática. Nestes casos, o tratamento é pontual, limitado a estes períodos, com recuperação plena. Outras pessoas possuem um quadro crônico, com diversos prejuízos físicos e sociais em geral.

Muitas vezes os sintomas são decorrentes de algum problema clinico (físico) que a pessoa apresenta, ou ainda decorrentes do uso nocivo de substancias psicoativas (álcool e drogas). Podem estar relacionados também a problemas no convívio familiar (conflitos de relacionamento ou doença em pessoa da família) ou social (principalmente no ambiente laboral).

"Um bom psiquiatra sabe a importância de avaliar estes fatores como causas dos sintomas antes de diagnosticar um transtorno mental. É fundamental reconhecer e tratar estes problemas e transtornos mentais em geral para amenizar e evitar as consequências inerentes a estes."

os principais transtornos mentais são:

  • Transtornos de ansiedade: Transtorno de ansiedade generalizada, Síndrome do Pânico, Fobias, Transtorno do estresse pós-traumático, Transtorno Obsessivo- Compulsivo, Transtorno Somatoforme;
  • Transtornos de humor: Depressão, Transtorno de Humor Bipolar;
  • Transtornos alimentares;
  • Transtornos de personalidade;
  • Transtornos do controle de impulsos: Dependências químicas e comportamentais;
  • Transtornos psicóticos.
error:
Rolar para cima